Mas afinal de contas, de onde vem esta Ansiedade que sinto?

Mas afinal de contas, de onde vem esta Ansiedade que sinto?

Imagine que você caminha por uma rua escura, você está sozinho, mas logo percebe que alguém corre em sua direção, institivamente seu cérebro se prepara para a luta ou fuga, o seu coração acelera, bombeando sangue mais rápido para os membros que responsáveis por fazer com que esta fuga ocorra.

Perceba que neste episódio, descrevemos alguns sinais da ansiedade, ou seja, uma das causas da ansiedade é quando nosso cérebro entende que estamos em perigo constante, podemos chamar este estado de hipervigilância.

A hipervigilância faz com que nosso foco esteja sempre no que pode dar errado, a todo momento, estamos tentando perceber possibilidades de erro e justiça-se dizendo que a vida é cheia de perigos, que se estiver atento, quem estará?

Quem sente ansiedade constante, pode encontrar em padrões, regras e procedimentos, uma certa segurança, então segue tais regras detalhadamente, ao errar, pode martirizar-se e ser rígido com erros alheios.

Pode estar associada a histórias do início da vida, onde as figuras de segurança, mãe e/ou pai, apresentavam comportamento imprevisível ou não confiável ou por passar por momentos dolorosos e inesperados, fazendo com que a vida pareça ameaçadora.

Como tratar?

Ter consciência dos pensamentos sabotadores e crenças que lhe trazem ansiedade é o primeiro passo para uma vida mais saudável, além disso, você pode realizar exercícios e relaxamento, que fazem continuamente com que seu cérebro saia do modo vigilante, como olhar para uma paisagem por alguns minutos, prestando atenção em cada detalhe ou mesmo parar por alguns minutos e prestar atenção em sua respiração, como ar entrar e sai do seu corpo, ou até mesmo, pode ser que ao tentar desligar o modo alerta e seus pensamentos venham lembrar você de que você precisar retornar, mas agradeça o aviso mentalmente, lembrando que está seguro e volte ao exercício.

No que posso te ajudar?
chame pelo nosso WhatsApp!