O que é?
Descoberta pela cientista americana Francine Shapiro, a Terapia EMDR é hoje reconhecida pela OMS como um dos principais métodos para o tratamento de Traumas, além disso, é eficiente no tratamento de outros transtornos como ansiedade, dor crônica, luto, dependência química, depressão, transtorno bipolar e doenças psicossomáticas.
A sigla EMDR significa, dessensibilização e reprocessamento através do movimento dos olhos, semelhante ao que acontece em nosso cérebro, quando estamos em sono profundo, chamado sono REM, os movimentos bilaterais promovem comunicação entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro permitindo reprocessar lembranças negativas que traziam emoções, sensações corporais e crenças negativas relacionadas ao episódio.
O passado fica no passado e a lembrança passa a não desencadear o mal estar que despertava antes. Livre do que aprisionava no passado, as pessoas conseguem a força e o positivismo necessários para seguir em frente.
Se você tem algo que te impede de seguir em frente, vem conhecer a Terapia EMDR!
Como funciona na prática?
São realizados movimentos bilaterais que podem ser visuais, táteis ou auditivos, estes movimentos conectam os hemisférios do cérebro permitindo o reprocessamento e dessensibilização do evento traumático, permitindo que a pessoa instale uma crença positiva e adaptativa para lidar com aquele evento. O passado fica no passado, as lembranças não doem e a pessoa pode seguir em frente.